”Element”, Kendrick Lamar

Olá, mundo!

Eu não sei se já mencionei aqui no blog, mas sou estudante de Cinema e Audiovisual e (se Deus quiser) me formo já no ano que vem. Uma das coisas que mais me impulsionaram a escolher esse curso foi a paixão pela arte visual. Desde muito pequena eu sempre gostei muito de desenhar (e gosto até hoje, apesar de não exercer nada relacionado à criatividade manual), e também sempre fui o tipo de pessoa que se encantava por imagens – fossem elas fotografias, videoclipes ou filmes. Ganhei meu primeiro computador aos 10 anos de idade e conforme adentrava o mundo da adolescência, fui desconbrindo a música. Como naquela época a música ainda não tinha seus direitos autorais tão questionados a respeito dos downloads, eu simplesmente me esbaldava baixando diversas discografias até entupir o meu computador de vírus. Também passava horas e horas do meu dia assistindo os programas da MTV (quem nunca?).
Durante o curso eu pude adquirir uma base de conhecimento imagético que me fizeram prestar ainda mais a atenção nos videoclipes que eu tanto admirava. Até hoje eu costumo repetir e perder muito tempo assistindo os mesmos clipes. Gosto de divagar pela semiótica dos vídeos, pela construção de arte e fotografia e tudo que uma obra audiovisual pode englobar.

Kendrick 1
O lado bom de tudo isso é que eu pude também me tornar uma pessoa bastante eclética em relação à música. E eu acho isso ótimo, porque tenho a capacidade de transitar nos mais diversos estilos músicais. E é legal perceber que com o tempo, o seu leque de refêrencias vai se ampliando de uma maneira muito interessante. E é por isso que hoje vou falar dos clipes de Kendrick Lamar, em especial esse que está entre os mais recentes: ”Element”, do álbum DAMN. Eu fiquei muito instigada por esse clipe que revi diversas vezes. Aqui vou listar os motivos pelo qual essa obra me chamou muito a atenção:

♠♠♠♠♠♠♠♠♠♠♠♠♠♠♠♠♠♠♠♠♠♠♠♠♠♠♠♠♠♠♠♠♠♠♠♠♠♠♠♠♠♠♠♠♠♠♠♠♠♠♠♠♠♠♠♠♠

Kendrick 5

Fotografia:
Esse clipe foi dirigido pelo próprio Kendrick e por Jonas Lindstroem, que por sinal, tem um trabalho cinematográfico incrível e cheio de referências profundas. Eu gosto muito quando a arte te oferece muito mais do que simplesmente um quadro belo. Os equipamentos utilizados, as cores, os enquadramentos são todos de uma qualidade e de uma beleza muito grande. Tudo é retratado de uma forma que exalta a beleza natural de todas as coisas presentes no quadro, desde a simplicidade da luz, da poeira, das próprias pessoas. Trasmite a sensação de que mesmo aquilo sendo tão real e tão próximo de nós, trata-se de algo que está em relevância ou sendo exaltado por algum motivo.

♠♠♠♠♠♠♠♠♠♠♠♠♠♠♠♠♠♠♠♠♠♠♠♠♠♠♠♠♠♠♠♠♠♠♠♠♠♠♠♠♠♠♠♠♠♠♠♠♠♠♠♠♠♠♠♠♠

Clipe e referência
A foto acima é do frame do clipe, e a de baixo é a fotografia de Gordon Parks.

Referências:
Fazendo uma pesquisa, acabei descobrindo que esse clipe teve referências fortíssimas de um um dos fotógrafos mais importantes do século 20, o Gordon Parks. Ele era negro, pobre e nasceu no período da segregação racial em Kansas, nos EUA. Ele era considerado um humanitário e extremamente comprometido com a justiça social, deixando um trabalho muito bonito com foco em questões raciais, direitos civis, pobreza e vida urbana.

♠♠♠♠♠♠♠♠♠♠♠♠♠♠♠♠♠♠♠♠♠♠♠♠♠♠♠♠♠♠♠♠♠♠♠♠♠♠♠♠♠♠♠♠♠♠♠♠♠♠♠♠♠♠♠♠♠

Black Muslims
Acima o frame do clipe, e abaixo as fotografias de Gordon Parks.

O grande trunfo:
Justamente a junção de todos os aspectos citados acima. E um plus, que foi a reprodução (isso mesmo, reprodução!) de algumas das fotos mais icônicas de Gordon Parks dentro dos frames do clipe de Element. E quando você passa a entender melhor a história e o trabalho desse fotógrafo, você percebe o peso que essa referência tem sobre essa música e sobre esse clipe. É um trabalho simplesmente fantástico!
E aí, o que acharam? Vocês curtem esse tipo de som, esse tipo de filme?

 

Trabalhos de Jonas Lindstroem (diretor): https://vimeo.com/jlindstroem

A fundação Gordon Parks: http://www.gordonparksfoundation.org/

 

Anúncios

4 comentários em “”Element”, Kendrick Lamar”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s