Ouro Preto – Minas Gerais

Olá, mundo!

A grande protagonista do post de hoje é a cidade de Ouro Preto, que fica em Minas Gerais. Para quem não sabe, desde quando comecei a namorar, a minha vida se tornou um verdadeiro zigue-zague entre São Paulo e Ouro Preto, isso porque meu amado mora lá. E, por consequência, acabei criando uma relação afetiva muito especial com esse lugar. Por essa razão, vou colocar aqui pra vocês alguns dos principais motivos pelos quais você DEVE conhecer essa cidade.

♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦

Arquitetura que narra uma história
Muita arte barroca e um banho de arquitetura colonial, principalmente no centro da cidade, que é onde se concentram as principais atrações nesse âmbito, como museus, a Escola de Farmácia da UFOP, o próprio comércio e a disposição das casas e repúblicas nessa região. A cidade foi fundada no ano de 1711 como ”Vila Rica”. Sempre que vou ao centro tenho a sensação de ter entrado numa máquina do tempo e ter voltado alguns séculos atrás pro período da Corrida do Ouro.

Rua dos Bancos, Ouro Preto
Localizado ao centro da cidade.

♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦

Cultura de Repúblicas

Pra quem é de São Paulo como eu, a cultura das repúblicas da UFOP são uma coisa praticamente de outro mundo. Quando conheci algumas festas e me explicaram um pouco do esquema de como as coisas funcionam por lá, fiquei encantada. Em geral, elas têm hierarquias dentro da casa: os calouros, por exemplo, quase sempre ficam com as tarefas mais ”chatas”. E ver quadros com a fotografia de formatura de cada aluno na parede também é algo bastante típico, que permanece por gerações e gerações na casa. As relações que se constituem ali são pautadas nesses esquemas. Nem sempre há harmonia, é claro, mas costuma funcionar muito bem. Eu jamais vi tanta ordem e senso de irmandade numa república aqui de São Paulo! hahaha

Prédio de Medicina da UFOP

♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦

Tranquilidade 

Eu não sei vocês, mas eu sou paulistana da gema. E cresci aqui no meio dessa cidade caótica, barulhenta, energética e 100% viva, a todo momento. Ouro Preto é um lugar que me traz uma paz imensa: a união entre o ar mais fresco, o céu limpo, um silêncio preenchido por cantos de passarinhos e um sol da tarde como este da fotografia acima que, literalmente, faz um trabalho de ”pintura” com a paisagem.

Canário-da-terra na UFOP

Escrever esse texto me deu saudades, confesso. Mas ei de trazer mais informações legais sobre o Ouro Preto. O que vocês gostariam de ver?

Dica: as igrejas de Ouro Preto são muito conhecidas e muito lindas.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s